As Tendências Imobiliárias em Portugal Segundo Luis Horta e Costa e Outros Especialistas

Luis Horta e Costa, um veterano no setor imobiliário e fundador da Square View, tem acompanhado de perto as tendências lucrativas de investimento ao longo de sua trajetória. Juntamente com o mercado imobiliário, a tecnologia e a sustentabilidade têm sido determinantes para o crescimento nesse setor em Portugal.

Natural de Portugal, Horta e Costa é um promotor imobiliário e gestor de ativos em Lisboa, aconselhando entusiasticamente os investidores em potencial a adquirirem imóveis no país, um mercado que tem registrado um forte crescimento nos últimos anos. Segundo ele, é preciso compreender a dimensão do mercado português e a procura elevada, destacando que outras categorias em voga incluem startups de tecnologia e empresas de sustentabilidade.

Portugal, um dos países mais ensolarados, amigáveis e menos dispendiosos da Europa, continuou a atrair compradores de imóveis em 2022, às vezes quebrando recordes de transações imobiliárias. De acordo com o Idealista, um dos principais sites imobiliários espanhóis, o crescimento revigorará o mercado em 2023, apesar das preocupantes situações políticas e financeiras na Europa. Lisboa foi a escolha mais popular entre os compradores, seguida por cidades como Loulé, Albufeira, Cascais e Porto.

Luis Horta e Costa aprecia tanto as cidades costeiras como Cascais e Melides, quanto as cidades históricas e aldeias voltadas para a agricultura no interior do país. Ele destaca a beleza do Alentejo, onde florestas perfumadas, flores silvestres e antigos sobreiros rodeiam quintas remotas. “Adoro Évora; é uma bela cidade cheia de história”, diz ele. “Mas o interior alentejano surpreende com lugares bonitos para visitar.”

A rentabilidade do imobiliário português é música para os ouvidos de Horta e Costa e de seus sócios na Square View. Durante sua carreira, ele produziu mais de 250.000 metros quadrados em projetos imobiliários. Na Square View, ele se concentra em estabelecer relações com investidores e novas oportunidades de investimento.

Segundo especialistas, 2023 revelará novas oportunidades imobiliárias em Portugal, como logística, espaço de escritório, habitação a preços acessíveis e residências estudantis. Durante a pandemia, as compras online e a demanda por serviços de entrega impulsionaram o crescimento de armazéns e espaço logístico, e essa expansão continuou em 2021.

Luis Horta e Costa está desenvolvendo uma comunidade de luxo chamada AZO em Cascais, uma cidade costeira montanhosa perto de Lisboa. A arquitetura de AZO é uma interpretação contemporânea de uma vila histórica, com grandes janelas e varandas espaçosas emoldurando vistas deslumbrantes sobre a baía. “Procuramos sempre ter boas vistas”, diz Horta e Costa. “A luz é essencial para nós. Evitamos o betão e procuramos sempre incluir a madeira.”

Para Luis Horta e Costa, não é um mistério o porquê de inúmeros estrangeiros quererem um pedaço de Portugal. “Portugal é atraente por causa das pessoas, do custo de vida, da segurança e do clima. E penso que a qualidade dos serviços está a aumentar muito”, afirma ele. O país oferece um clima ameno, baixos custos de vida, excelente cozinha, baixa criminalidade, praias imaculadas e uma elevada qualidade de vida através de infraestruturas como cuidados de saúde gratuitos, transportes públicos e estabilidade política.

About Author